Florais de Bach


"A saúde é uma herança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tăo simples e natural que muitos de nós o negligenciamos".  

                    Dr. Edward Bach (1886 - 1936)

Florais de Bach é uma terapia alternativa, holística, desenvolvida por Edward Bach em 1929, que procura tratar problemas emocionais. É uma terapia floral envolvendo 38 tipos de flores que constituem essęncias. São remédios líquidos naturais, altamente diluídos, destinados principalmente à cura de problemas emocionais. É uma terapia não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.  

                            Histórico 


O Dr. Edward Bach (1886-1936) nasceu em 1886, no povoado de Moseley, perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou uma grande sensibilidade e um grande amor pela natureza. Quando jovem demonstrou sua aptidăo para a medicina.
Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e após a conclusăo do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Foi pioneiro na área das vacinas. Desenvolveu vacinas conhecidas como "Nosódios de Bach", utilizadas com grande sucesso no tratamento de doenças intestinais.
Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pode desenvolver suas próprias idéias sobre homeopatia. Recebeu forte influęncia das idéias de Hahnemann, o pai da Homeopatia. Em 1929, o Dr. Bach era respeitado como médico em toda Europa, mas ao viver um grave problema de ordem pessoal e obedecendo a um chamado interior, abandonou todas as suas atividades e partiu para o campo, em busca de uma forma terapęutica original. Entre 1930 e 1934, descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina publicados no livro "Heal Thyself". De volta ŕ cidade, curado, o Dr. Bach pôde verificar a eficácia das suas essęncias florais e a ajuda que as mesmas poderiam proporcionar a doenças de origem emocional. Foi, entretanto, muito criticado pela comunidade medica européia.
Sofreu experięncia pessoal importante ao perder sua esposa precocemente e desenvolver logo a seguir uma doença que foi diagnosticada como câncer por seus colegas, tendo lhe sido dado apenas tręs meses de vida. Edward Bach năo se conformou com o diagnóstico e também com o prognóstico e foi procurar na natureza uma idéia que vinha germinando há anos em sua cabeça. Acreditava que as doenças eram devidas a uma desarmonia entre o corpo, a alma e o espírito devido ŕ presença de energia negativa. Passou entăo a trabalhar com o desenvolvimento de um método natural que retirava energia positiva da natureza, utilizando as flores.
Como médico o Dr. Bach pode observar como os pacientes reagiam ŕs enfermidades e como essa reaçăo influenciava o curso das doenças. Observou, entretanto, que o mesmo tratamento, aplicado a pessoas diferentes, nem sempre surtia o mesmo efeito. Percebeu também, que medicamentos eficazes para algumas pessoas, nem sempre atuavam em outras, e que pacientes com temperamento similares se curavam com remédios também similares. Ficou evidente a importância da índole do doente e que esta tinha influęncia no tratamento a ser ministrado, e o mais importante, o corpo físico ficou menos importante que o equilíbrio emocional. Classificou as pessoas em 7 grupos diferentes, em funçăo das características de comportamento: desespero, desinteresse, incerteza, medo, preocupaçăo excessiva, muito influenciável e solidăo.
Bach considerava que a doença năo era somente devida a uma disfunçăo da "máquina humana" mas fruto da desarmonia entre o corpo e a mente. Os sintomas de uma doença seriam a expressăo externa, a manifestaçăo de estado emocional negativo. O dogma da Homeopatia é "tratar a pessoa e năo a doença" e para Bach o importante é tratar a "personalidade da pessoa e năo a doença", pois considerava ser a doença o resultado do conflito entre a alma e a personalidade. Acreditava que "o sofrimento é mensageiro de uma liçăo e a alma manda a doença para nos corrigir, para nos colocar no caminho certo. O mal nada mais é do que o bem fora de lugar...". Considerava como estados emocionais negativos a tristeza, o medo, a insatisfaçăo, a impacięncia, a melancolia, etc. Amante da natureza, Bach encontrou os medicamentos para a alma, entre as flores. Colocava a pétala da flor em sua língua e interpretava a sua açăo, passando a classificar diferentes flores selvagens, arbustos e até arvores. Acreditava que seus florais transformavam atitudes negativas em positivas, estimulando o potencial de autocura que existe nas pessoas.
O Dr. Bach morreu em 1936, aos 50 anos de idade, deixando com o seu trabalho as essęncias florais que săo utilizadas até hoje. O enfoque do Dr. Bach possibilitou uma nova visăo das doenças, buscando uma razăo emocional para as mesmas e tratando-as com uma combinaçăo das suas 38 essęncias florais. Colaboradores seus deram continuidade ao seu trabalho, com a criaçăo do Centro Bach. O seu método terapęutico, entretanto, ainda năo foi aceito pela medicina tradicional.

 

Florais de Bach

O método desenvolvido por Bach procura retirar a energia do ambiente e colocá-la nas flores. Para Bach "os remédios elevam nossas vibrações e abrem nossos canais para a recuperação do Eu espiritual". A cura se dá não pelo combate ŕ doença, mas pelas "sublimes vibrações" captadas pelo remédio de floral na natureza. Bach acreditava "que não há cura autęntica, sem que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna".

A produção dos florais de Bach é feita de duas maneiras. O método do sol: as flores são colhidas no verão, em dia de sol e no período de sol a pino. As flores são colocadas em frasco com água colhida na primavera, no mesmo local. O frasco permanece ao sol por 2 a 4 horas. Bach acreditava que desta maneira, o sol transfere as suas vibrações ŕs flores, tornando-as energeticamente impregnadas. As flores são então removidas dessa solução e misturadas ao álcool em porções iguais para a sua preservação. Bach utilizava "brandy" ou "whisky". O líquido é guardado em garrafas.

No tratamento a medicação é diluída em água. O outro método é o do cozimento ou fervura, sendo utilizado para as flores que não são colhidas ao sol. As flores são fervidas, filtradas e também conservadas em álcool. O floral é administrado por via oral, em gotas, sendo utilizadas formulaçães muito variadas.

 

 

Os Florais e Suas Indicações


Os florais estăo indicados no tratamento do estresse, da depressão, medo, ansiedade, pânico, desespero, sentimentos de culpa, fadiga, cansaço mental, solidăo, tristeza, insegurança, indecisão, ciúmes, ódio, mágoas, etc. O tratamento com florais também está indicado para uso em animais.

Existem 38 Essęncias Florais de Bach, preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional específico. Existe uma combinação de cinco florais de Bach designados para situações difíceis denominada "Rescue Remedy".

Trinta e sete florais são flores de arbustos e de árvores silvestres e um floral ("Rock Water") é feito com água pura de fonte. A escolha do floral ou dos florais a serem usados é feita em função do estado emocional da pessoa. São combinadas em um mesmo frasco até sete essęncias. O "Rescue Remedy" combina cinco essências.


As 38 Essências Florais de Bach:  


 

A Terapia Floral

 

A consulta é feita por terapeuta e dura 50 minutos. O terapeuta procura identificar o estado emocional da pessoa e orientá-la com o floral correto. As consultas são semanais e podem durar meses em função da evoluçăo do estado emocional. A automedicação é permitida em pessoas com bom grau de autoconhecimento.

A essęncia é usada em gotas colocadas em água pura. A dose varia em cada situação, sendo utilizada em geral quatro gotas quatro vezes ao dia.

Os estados emocionais mais importantes săo o medo, a incerteza, a insegurança, desinteresse, solidăo, hipersensibilidade a influęncias externas, desespero, cuidado excessivo com outras pessoas.

A Fundação Edward Bach (The Dr Edward Bach Centre, Mount Vernon, Bakers Lane, Sotwell, Oxon, OX10 0PZ, Reino Unido) recomenda cursos do Programa Internacional Oficial de Educaçăo Bach para a formaçăo de terapeutas.

A Agęncia Nacional de Vigilância Sanitária năo considera Floral de Bach um medicamento ou droga. A sua comercialização não pode conter indicaçães terapeutica com finalidades curativas ou preventivas.

 

Conceitos Atuais

 

Os Florais de Bach ajudam a ultrapassar os estados emocionais do dia a dia, mais em sintonia com as tendências de cura natural dos tempos atuais.

Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, tęm efeito através do tratamento dos sintomas das pessoas e não da doença. Atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada, deste modo, duas pessoas com a mesma queixa podem se beneficiar de Florais de Bach diferentes. Por exemplo, embora possam ambas sofrer de artrite, uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.

O efeito, ao tomar-se as Essęncias Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de autocura da pessoa, libertando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o stress.

A pessoa não necessita de estar doente fisicamente para beneficiar dos Florais de Bach. É normal uma pessoa passar por períodos de dificuldades e fadiga, podendo originar a instalação de um estado de negativismo. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

As Essências Florais de Bach sao únicas, simples de usar por qualquer pessoa. Não criam dependência e são encontrados em estabelecimentos que comercializam produtos de homeopatia e naturais.

É importante destacar que o tratamento com florais evidentemente não dispensa o tratamento médico.

Os florais podem ser utilizados juntamente com outras medicaçães alopáticas ou homeopáticas, ou outras formas de terapia tradicional ou natural, sem qualquer interferência negativa.

Os Florais de Bach Originais tem suas tinturas-mãe produzidas pelo Dr. Edward Bach Centre em Inglaterra, exatamente de acordo com os métodos tradicionais criados pelo Dr. Edward Bach. Os frascos das essęncias originais contęm o carimbo do Bach Centre.

 

Florais e o Mundo Científico

 

Os Florais de Bach não são reconhecidos pela comunidade científica como método terapęutico. Há inúmeros trabalhos publicados em revistas cientificas sobre o assunto, relatando resultados de análises científicas realizadas com os florais. Os trabalhos seguem os critérios científicos atuais e indicam a ineficięncia dos florais no tratamento de estados ansiosos. Alguns trabalhos indicam efeito terapeutico devido à sugestão.

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional