Iridologia e Irisdiagnose


Para Arnaldo Gauer (2005), iridologia é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos decodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa. Assim, observamos que, embora etimologicamente, Iridologia seja o estudo da íris, sabemos se tratar de algo mais que isso.
A Iridologia significa o estudo da íris que vai desde a sua anatomia, fisiologia, histologia, farmacologia, patologia até a possibilidade de se conhecer a constituição geral e parcial do indivíduo, uma vez ambas estarem representadas na Íris. No entanto, no caso específico de se obter informações a respeito deste mesmo indivíduo, tendo como objetivo o entendimento da sua constituição, a melhor designação passa a ser necessariamente gnose ou conhecimento. Melhor dizendo Irisdiagnose, conhecimento através da íris dos aspectos mental, psíquico e espiritual.
Simplesmente, porque os olhos são as estruturas em que a alma melhor se expressa, conceito este refletido no ditado popular que diz que “os olhos são os espelhos da alma”, contudo os olhos são também a “janela” por onde pode se espiar o indivíduo por dentro uma vez as referidas constituições estarem expressas na íris, por meio de um mapa topográfico onde cada órgão se encontra representado (AMI, 2005).
Segundo Beringhs (1997), a Iridologia não tem como objetivo dar nome às doenças (patologias), a partir da irisdiagnóse elabora-se um programa de desintoxicação e reconstrução do organismo, que é à base do tratamento e que tem por finalidade de conscientizar e melhorar as carências nutricionais do paciente, melhorando, desta forma, sua qualidade de vida.
Pelo exposto pode se supor, como já foi referido, que o tema Irisdiagnose melhor atende o propósito de se estudar o ser humano e os animais como um todo,
servindo como “a busca do elo perdido”, através da interação das mais diversas correntes do conhecimento humano, aliás, quanto maior for o conhecimento acerca do Universo, maior é a aplicação da Irisdiagnose. A Irisdiagnose é “o mundo”, nenhum outro método possibilita entender e compreender o indivíduo com tanta riqueza e sutileza como a Irisdiagnose, porque o olho é, talvez, o microssistema orgânico que melhor traduz o ser como ele é.
Muito embora seja impossível se estabelecer um diagnóstico, que pressupõe em se dar nomes às doenças, a Irisdiagnose funciona como um pré diagnóstico, onde a detecção dos órgãos de choque permite mais facilmente se elaborar o referido diagnóstico, através de exames complementares que venham a confirmar as suspeitas clínicas. Qualquer médico sabe o quanto é difícil se proceder a um diagnóstico, principalmente, porque em função das drásticas mudanças ocorridas no planeta, em decorrência de uma série de fatores, como, por exemplo, explosões nucleares, mudanças climáticas, excesso de medicamento desde o nascimento e outros, os organismos tiveram que se adaptar, de tal sorte que os sinais clássicos de propedêutica também se modificaram, dificultando sobremaneira a elaboração dos mais diversos diagnósticos. Daí a importância da Irisdiagnose como agente facilitador para se chegar a um correto diagnóstico clínico.
Em hipótese alguma, a Irisdiagnose substitui os exames subsidiários, tais como, laboratoriais, de imagens e outros, muito pelo contrário dá subsídios, para o médico, como bom detetive, elucidar o caso.
A Irisdiagnose em hipótese alguma se opõe aos conhecimentos médicos de todos os tempos, longe disto vem somar esforços no sentido de ampliar ainda mais a cultura médica. Este método propedêutico de tão eficaz que é, quando se examina uma íris e detecta quais são os órgãos de choque do paciente, pode-se pensar para si mesmo: “se não está tendo, já teve ou vai ter”. Claro que é um jargão, elaborado de uma maneira jocosa, que, todavia dá uma idéia da profundidade do método, sem nunca esquecer que a “clínica é soberana” e que a Irisdiagnose é um método propedêutico a mais a serviço desta soberania, mesmo porque a Medicina é uma só, e que deixar de lado qualquer técnica que amplie o conhecimento médico representa um crime de lesa-humanidade. 

 

                                            TIPO SANGÜÍNEO E IRIDOLOGIA
                                                (Prof. Adalton Vilhena Stracci)


Como observo que os indivíduos diferem entre si, não há duas pessoas que tenham as mesmas impressões digitais, vocais ou iridais.
O tipo sangüíneo é a chave que abre a porta para os mistérios da saúde, é ela que determina a suscetibilidade à doença, seus riscos de saúde, e vantagens além do perfil dietético. Ele é um fator que influi em nosso nível de energia. Começamos a descobrir atualmente uma maneira de usar o tipo de sangue como uma impressão digital celular, ajudando a esclarecer muitos dos principais sinais na íris, observando o tipo de sangue e os sistemas orgânicos envolvidos no risco de saúde.
Uma reação química ocorre entre seu sangue e os alimentos que você come. Quando você come um alimento que contém lectinas protéicas incompatíveis com o antígeno do seu tipo de sangue, as lectinas atingem um órgão ou sistema corporal (rins, fígado, cérebro, estômago etc.) e começam a aglutinar células sangüíneas nessa área. Ai que começa a conexão tipo de sangue e a Iridologia.
EXEMPLO:
Se o seu tipo de sangue é A: Seu risco de saúde será:
-Doenças do coração -Distúrbios do fígado e vesícula -Câncer -Anemia -Diabetes tipo I
Procuro então na íris desta pessoa
-sistema circulatório, coração -pâncreas, fígado, vesícula biliar -sinais crônicos e degenerativos
Além de estudar toda anamnese desta pessoa, documentamos através de microscopia especializada (aumento de 2000 vezes) com microcameras as células sangüíneas aglutinadas devido ao consumo de alimentos contrários ao tipo de sangue. Quanto mais aglutinação, maior é o risco de saúde nos sistemas e órgãos correspondentes. A cada tipo de sangue, cruzamos vários sinais na íris e sintomas e tentamos interpretar com mais exatidão sinais nos sistemas e órgãos na topografia iridal.
Documentamos em fotografias imagens dos glóbulos vermelhos e brancos aglutinados.


Tipo de sangue: A------------------- íris-------------sinais correspondentes

                          B--------------------íris-------------sinais correspondentes

                          O--------------------íris-------------sinais correspondentes

                          AB------------------íris-------------sinais correspondentes


-Casos protocolados e rastreados com: Tipo de sangue e sinais na íris.

Seu plano de tipo de sangue permite-lhe ajustar a informação sobre saúde e nutrição ao seu perfil biológico exato. Além do rastreamento do risco de saúde em conjunto com a Iridologia visa se tornar um meio mais rápido e seguro de registrar os achados na topografia Iridal. A análise iridológica ficou mais enriquecida com as informações dos possíveis riscos de saúde e fraquezas do tipo de sangue, pois a estratégia terapêutica será mais acertiva na correção ideal de alimentos específicos, suplementos e ervas.

 

             LISADOTERAPIA E A ESPECIFICIDADE IRIDOLÓGICA
                                            (Dr. Celso Batello)


A íris é, talvez, o microssistema mais perfeito que existe, no sentido de dar conhecer a constituição geral, bem como, os “órgãos de choque” do indivíduo. Estas informações permitem ao iridologista um leque de opções para conservar a saúde, seja prevenindo, seja mantendo esta, que é o maior atributo do ser humano.
Os lisados, por sua vez, são constituídos por cadeias curtas de aminoácidos de baixo peso molecular, que possuem organotropismos específicos através de mecanismos nutracêuticos, isto é, nutrientes que tem propriedades de equilibrar determinados órgãos por meio de ação imuno moduladora sobre tais órgãos.
A detecção dos órgãos de choque permite a indicação formal de quais lisados o organimso esteja necessitando, com critérios de especificidade como nenhum método permite realizar.

 

                BIOCIBERNÉTICA BUCAL ENTRE AS FORMAS DE DIAGNOSE
                O valor do diagnóstico da boca – dentes integrado com a Iridologia

                                                      (Dr. Chawki Zaher)


Cada vez mais as terapias alternativas estão ocupando espaço em todos os segmentos da medicina, seja nos consultórios, hospitais, postos de saúde e nos órgãos de comunicação. Agora como nunca podemos dizer que a nossa luta se concretizou, depois de tantos anos de palestras, cursos, congressos e vivências, nossos companheiros acreditaram neste trabalho, conscientizando seus alunos e pacientes das terapias naturistas, mostrando-lhes o melhor caminho para sua cura e auto-conhecimento.
A minha contribuição como Dentista e Bioterapeuta, é trocar informações junto aos terapêutas do valor dos dentes e seus reflexos a nível global, principalmente com a Iridologia.
Muitas observações foram feitas durante as consultas e nos tratamentos, pacientes com problemas em determinado dente, tinha sinais na íris, conseqüente de problemas orgânicos e comportamentais. Tudo isso está muito claro para nós que temos essa sensibilidade e intuição. Estes sinais também existem no pé, orelha, mão, nariz e coluna, são mapeamento que são relacionados à nível de micro e macrocosmo do nosso corpo e seus microssistemas. Dependendo da relação mandíbula-maxilar, dependendo da posição dos dentes, irão refletir na postura corporal problemas orgânicos e comportamental.
Por intermédio de tratamentos holísticos e de conscientização, seja qual for a técnica desde que respeitemos o ser humano na sua totalidade física e energética, iremos obter resultados favoráveis e os sinais da íris e outros microssistemas irão assim desaparecendo, voltando os sinais e as funções normais.

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional