A Fonte Da Juventude
(Os Cincos Ritos Tibetanos)
Tudo quanto existe provém da mente; baseia-se na mente, é formada pela mente.
Durante milhares de anos os místicos do Oriente vêm afirmando que o corpo possui sete centros de energia correspondentes às
sete glândulas endócrinas, e que os hormônios produzidos por essas glândulas regulam todas as funções corporais. Recentes pesquisas médicas descobriram indícios convincentes de que até mesmo o
processo de envelhecimento é regulado por um hormônio. Tudo indica que a glândula pituitária começa a produzir um "hormônio da morte" por ocasião do inicio da puberdade. Aparentemente esse
"hormônio da morte" interfere na capacidade de nossas células utilizarem os hormônios benéficos, tal como o do crescimento. Como resultado, nossas células e órgãos pouco a pouco vão se
deteriorando e finalmente morrem. Em outras palavras, o processo de envelhecimento cobra seu preço.
Se, como afirma Kelder, os cinco ritos restabelecem o equilíbrio dos sete centros de energia, conseqüentemente pode ocorrer a normalização desse desequilíbrio hormonal, o que torna possível às
nossas células se dividirem e funcionarem como faziam quando éramos jovens. Assim, de fato, vamos nos tornando "mais jovens" a cada dia.
O superconsciente é um servo prestativo e diligente, a quem vocês dão ordens por intermédio de seus padrões de pensamento. Toda vez que têm um pensamento, vocês dão uma ordem. Seu servo obedece manifestando o pensamento no mundo físico, onde ele se transforma nas coisas e nos fatos da sua vida. Assim, a realidade física é um espelho dos padrões de pensamento. Basta mudar estes últimos para que o reflexo, no espelho, também se modifique. Em outras palavras: para que a vida também se modifique.
"Este conceito, por simples que seja, é uma pedra no caminho de muita gente. As pessoas apontam para um acontecimento infeliz ou mesmo trágico, na vida, e se recusam a acreditar que elas mesmas o criaram com seus pensamentos.
"Mas quem examinar detidamente os seus pensamentos, provavelmente descobrirá padrões negativos competindo com os positivos. Num momento vocês dizem, "Eu quero alcançar a felicidade", mas, no seguinte, dão a si mesmos mil e um motivos para ser infelizes: seu trabalho é estressante; o tempo está ruim; há uma pilha de contas a pagar; você engordou; os vizinhos são barulhentos; você vai chegar atrasado a um encontro; e assim por diante. Portanto, enquanto vocês afirmam que o seu objetivo é a felicidade, seus pensamentos estão trabalhando incessantemente para criar exatamente o contrário.
Quando você se considera em alta estima, e quando sabe que é digno do melhor que a vida pode oferecer, o que de fato está fazendo é amar a si mesmo. O amor-próprio lhe permite sentir-se bem a respeito de quem e o que você é, e isso aumenta a velocidade do processo de renovação.
Os que não gostam de si mesmos, ou se vêem como inadequados, carregam um fardo que só pode acelerar os danos da velhice e da má saúde. Os que se enriquecem com o tesouro do amor por si próprios tornam tudo possível.
O número de vezes a ser realizado deve ir aumentando gradativamente até chegar a 21 repetições de cada movimento separadamente.
Rito 1
De pé, abra os braços lateralmente e gire da esquerda para a direita de olhos abertos. Sempre na mesma direção. Esse movimento
acelera a velocidade dos centros de energia.
Rito 2
Deitado de costas, braços ao longo do corpo, palmas das mãos viradas para o chão, elevar a cabeça ao mesmo tempo que eleva as
pernas juntas. Retornar.
(Nota: quem tem problemas de lombar deve realizar a posição com os joelhos semi-fletidos.)
Rito 3
De joelhos no chão, corpo ereto, palmas das mãos junto às laterais das coxas. Inclinar a cabeça até encostar o queixo no peito
(chave de queixo Jalandhara Bhanda). Levantar a cabeça e o corpo todo para trás. Voltar à posição inicial.
Rito 4
Sentado em Dandasana – pernas estendidas, mãos no chão coluna reta. Abaixar a cabeça na direção do peito. Numa inspiração,
levar a cabeça para trás e, ao mesmo tempo, erguer o corpo sustentando como se fosse uma mesa. Para voltar, trazer primeiro a cabeça e abaixar o corpo devagar.
Rito 5
Deitar em Savasana Frontal (de bruço), palmas no chão. Elevar o tronco apoiando-se nas mãos (postura da Serpente –
Bhujangasana). Numa expiração, levar o corpo para trás até formar um V invertido (postura da ponte Ado Muka Savanasana).
Todas as posições se iniciam com uma inspiração e terminam com a expiração.