Yin e Yang
A medicina tradicional chinesa nos oferece uma resposta singular e exclusiva para as perguntas mais antigas "O que é a vida?" e "Qual a origem da vida?" Sua idéia simples é que vida é a conexão entre Yin e Yang. Yin e Yang originam vida tocando-se um ao outro: eles são a base de toda a vida.
Yin e Yang são os aspectos opostos de matéria e fenômenos na natureza, mas são complementares e interdependentes. O princípio Yin- Yang é a base da teoria e da prática da medicina chinesa tradicional.
Tudo no universo possui características Yin e Yang. Por exemplo, todos os aspectos do corpo humano podem ser divididos em Yin e Yang e, quando em plena saúde, as duas forças estão em perfeito equilíbrio.


                                 Qi e sangue.


Duas substâncias essenciais, Qi e sangue, são necessárias para a manu- tenção da vida. Qi, em um sentido mais restrito, refere-se à energia vital - a força motora principal de todas as atividades da vida.
Qi tem duas funções fundamentais — alimentar o organismo e protegê-lo contra distúrbios externos. Geralmente é acompanhado pelo sangue.
Qi e sangue se sustentam e se complementam: o sangue precisa de Qi para se manter em movimento e Qi precisa de sangue para ser gerado.
De acordo com a medicina chinesa, "Qi é o guia do sangue, o sangue é a mãe do Qi". Qi e sangue circulam juntos através dos Canais como "fluxo de Qi-sangue". Em condições normais e saudáveis, Qi-sangue deve fluir suavemente. Entretanto, se o fluxo é rompido Qi e sangue se estagnam nos Canais e os bloqueiam, algumas vezes causando dor.

 

                 O que provoca estagnação de Qi-sangue?


A medicina chinesa tradicional nos diz que há Seis Males ou fatores patogênicos externos, que podem romper o fluxo Qi-sangue. São eles Vento, Frio, Calor do Verão, Umidade, Secura e Fogo.
Normalmente, nossos corpos são capazes de se adaptar a pequenas alterações desses fatores. Se houver, porém, excesso ou escassez em um ou mais fatores, poderá ocorrer distúrbio ou estagnação de Qi.
A estagnação também pode ser decorrente de fatores patogênicos internos, como um estilo de vida irregular, fadiga e excesso das Sete Emoções Extremas - euforia demasiada, ansiedade, ira, preocupação,
luto, medo e choque. Em excesso, qualquer uma dessas emoções pode perturbar o funcionamento das Vísceras e prejudicar o equilíbrio entre Yin e Yang e o fluxo Qi-sangue.

 

                          Fluxo Qi-sangue


Esta ilustração representa o movimento do Qi e do sangue através dos Canais. O Qi e o sangue iniciam seu circuito no Canal do Pulmão e fluem pelos outros Canais um a um em uma ordem Yin-Yang fixa. O Qi e o sangue retornam afinal ao Canal do Pulmão, onde o ciclo recomeça. O curso exato de cada Canal é dado no Apêndice.

Os Canais Yin convergem para o abdômen; todos os Canais Yang se encontram na região da cabeça. Cada Canal encontra seu par na mão ou no pé.
Em geral, os Canais Yin fluem para cima (aparente se os braços forem elevados acima da cabeça) nas superfícies internas na parte anterior do corpo. Os Canais Yang fluem para baixo nas superfícies externas na parte posterior do corpo.

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional