Ventosaterapia

 

Ventosaterapia é uma modalidade complementar de tratamento por congestão local através de vácuo parcialmente em áreas ou pontos de Acupuntura. É de conhecimento, o fato de que a própria estimulação de pontos de Acupuntura irá agir na função do sistema nervoso, fortalecendo a resistência contra as doenças e promovendo a circulação. Ventosas ao estimular pontos de Acupuntura ajudam a aliviar os sintomas de muitas doenças. A lista é ilimitada e os benefícios são impressionantes. Assim, como ativamos pontos de Acupuntura, o corpo todo pode ser ativado quando aplicamos ventosas nas costas. Novamente elas estimularão o sistema imunológico e promoverão a circulação sanguínea. A Ventosaterapia pode aliviar os seguintes sintomas: resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica,

soluços, indigestão, enxaqueca, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo, bursite, desordens sistemáticas. Quinze a trinta minutos de tratamento produzem os mesmos resultados de uma sessão de Acupuntura.

VENTOSATERAPIA tem como base à colocação de uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas sobre a pele, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, gerando uma sucção no local. É um método não invasivo que pode ser usado para uma ampla variedade de problemas, é de fácil execução e acima de tudo, é eficaz.
O principal objetivo da Ventosaterapia é controlar a corrente sanguínea, tornando-a mais eficiente, fortalecendo os vasos sanguíneos, removendo qualquer tipo de estagnação do corpo, evitando infartos e derrames. Seu efeito relaxante tem relevante aplicação para facilitar movimentos articulares na liberação do Qi, sendo usada também, para combater estresse, gripes e resfriados, pressão alta ou baixa, asma (especialmente em crianças), dores nos ombros, dor de cabeça, lombalgias, etc.
A Ventosaterapia facilita as trocas gasosas e regula o PH sangüíneo, trazendo um efeito reflexo quando aplicada nos pontos de acupuntura. Pode ser utilizada como massagem, e aplicada junto à drenagem linfática combate a celulite. A aplicação de ventosas no corpo traz um extraordinário benefício, tanto físico como psíquico. Além de tratar doenças é usado para a manutenção do bem estar, mantendo a flexibilidade dos músculos, retirando as adesões e as fibrosidades. A aplicação de ventosas é feita sobre os músculos enrijecidos e acalma também os nervos excitados, revitalizando a energia para superar o estresse e suas enfermidades.
Também pode ser realizada uma massagem com deslizamento utilizando a ventosa, sendo que neste caso a sucção é mais leve. Portanto, nesta situação o risco de hematomas é bem menor. Esta técnica promove um relaxamento muscular rapidamente. A Ventosaterapia pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade, no entanto, é contra indicada em pouquíssimos casos como em suspeita de hemorragias de qualquer natureza e gestantes acima do sétimo mês.


                  A ANTIGA ARTE DA VENTOSA

No século passado, a operação de inspirar copos de ventosas no corpo consistia em colocar sobre a pele uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, Devendo aplica-las de pronto sobre a pele para gerar sucção no local. Este método chamado de “ventosa seca” era aplicado na pele nua, causando trauma subcutâneo e agindo como contra-irritante.
Outro método também comumente aplicado era chamado de “ventosa molhada”. Neste método, a pele era irritada por meio de um instrumento cortante, provocando uma leve sangria chamada de “escarificação”, imediatamente antes de a ventosa ser aplicada. Este método era considerado especial para se provocar sangria, sendo também reconhecido pelos antigos médicos como uma medida contra-irritante.
As medidas contra-irritantes provocam o deslocamento da dor e o efeito conhecido na medicina oriental como “alívio da superfície do corpo”, muito útil no combate das dores por espasmo musculares enrijecimentos musculares, reflexos causadores de falsas dores, nos rins e pulmões.
Não temos a idéia de quem fez uso da ventosa primeiro. Têm-se informações de seu uso desde o antigo Egito.
Ela também é mencionada nos escritos de Hipócrates, e praticamente pelo povo Grego no século IV a.C.. Foi provavelmente conhecida e utilizada também por outras antigas nações.
O antigo instrumento utilizado para fazer ventosa era a cabaça, conhecida naquela época como “Curubitula”, que em latim significa ventosa.
Nas regiões primitivas do mundo, a ventosa tem registros históricos que datam de centenas a milhares de anos. Nas suas formas mais primitivas, era utilizada pelos índios americanos que cortavam a parte superior do chifre dos búfalos, cerca de duas e meia polegadas de comprimento, provocando o vácuo por sucção oral na ponta do chifre, sendo em seguida tamponado.
Os antigos curandeiros Medicine men, com poderosos músculos faciais e agilidade, conseguiam extrair com a boca, por sucção e logo cuspindo, o veneno injetado na circulação sanguínea por picada de cobra, aliviando a dor e câimbras do abdômen.

Ventosas Terapêuticas

 

 

INDICAÇÕES  

  • Alívia de dores musculares, dores de costas, dor de cabeça, lombalgias, dores nos ombros e todo o tipo de dor e incomodo muscular,
  • melhora o sistema circulatório,
  • gripes e resfriados, tensão alta ou baixa,
  • combate o stress,
  • asma (especialmente em crianças), mobiliza as secreções dos pulmões,
  • nevralgias,
  • diminui a pele ressecada pela abertura dos poros,
  • aumenta o fluxo de sangue e da linfa, reduzindo os edemas,
  • mantém a flexibilidade dos músculos,
  • retira as adesões e as fibrosites,
  • diminui a celulite.

 

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional