A teoria da Terapia Koryo Sooji foi originada, estudada e desenvolvida por um acumpunturista coreano, Dr. Tae Woo Yoo, entre 1971 e 1975. Ele explicava que funções corpóreas poderiamse ajustadas e controladas através de estímulos nas mãos. Além disso, seria possível tratar e prevenir doenças através desses estímulos.

 

A descoberta da Terapia Koryo Sooji é até certo ponto extraordinária - os leitores podem não acreditar, mas foi assim que aconteceu: Naquela época, O DR. Yoo estava empenhado em descobrir formas mais eficazes e menos dolorosas para evitar o desconforto da acupuntura no corpo.  

Ele estudou a fisionomia e posteriormente a teoria do sistema de reflexo somático. Apesar de toda sua pesquisa e descoberas, após estudar todas as partes do corpo e outras fontes, sua pesquisa não obteve sucesso até aquela noite de agosto em 1971.

"Aconteceu num verão, em agosto de 1971. Naquela época eu estava muito empenhado em encontrar uma nova abordagem para a terapia de acupuntura. Essa busca não era um trabalho fácil. Eu estava estudando e experimentando várias partes do corpo mas, não conseguia chegar a nada. Eu estava muito frustrado por não conseguir descobrir nada apesar de tanto trabalho. Numa certa noite, acordei à meia-noite com uma imensa dor na parte de trás da cabeça. Doía tanto que eu mal conseguia mexer a cabeça. Eu apertei a região dolorida mas não adiantou. Em seguida coloquei uma agulha no local, mas a dor permaneceu. Eu tentei dormir e esquecer a dor. Pouco depois, num estado intermediário entre acordado e dormindo, tive uma idéia. A idéia era fazer a correspondência entre a região dolorida e o dedo médio. Acordei imediatamente para fazer a experiência, embora a idéia tivesse me ocorrido num estado de sonho. Eu queria experimentar porque era algo que eu nunca havia tentado. Então eu apertei meu dedo médio com a ponta de uma caneta e realmente encontrei um ponto dolorido específico, apertei outras áreas no dedo com a mesma pressão para verificar se a dor era normal devido a pressão. Descobri que não era, e parecia ter uma correspondência com a dor na parte de trás da minha cabeça. Inseri uma agulha de acupuntura no ponto dolorido no dedo médio. Após alguns minutos, a dor de cabeça sumiu. O tempo necessário para o estabelecimento e a intensidade de alívio da dor foi espantoso. Eu visualizei a ponta do meu dedo médio como uma possível representação da minha cabeça e imaginei se haveria uma relação entre o restoda mão e o corpo humano. Outros experimentos mostraram que essacorrespondência realmente existe. Assim nasceu uma nova medicina: "Terapia Koryo Sooji".

 

Ao longo dos últimos 23 anos temos observado um enorme desenvolvimento na teoria e na prática da Sooji Chim (Acupuntura pela mãos). Todos os princípios subjacentes à "Acupuntura no Corpo" tradicional também são encontrados no Terapia Koryo Sooji Chim e são usados terapeuticamente assim temos o meridiano, o ponto, Yin Yang, a teoria dos 5 elementos e muito mais.
 

Quais são as principais vantagens do Terapia Koryo Sooji comparativamente à acupuntura tradicional? Primeiramente, as agulhas são muito menores e sua profundidade de penetração é muito mais rasa. Portanto, o desconforto do tratamento é minimizado. Alem disso, métodos indolores criados especialmente tais como o Beam Eletronico e Pellets podem trazer resultados tão bons quanto uma agulha. Em segundo lugar a velocidade e a intensidade doefeito podem ser impressionantes. Finalmente, não há estrutura vitais na região dos pontos de tratamento que possam ser afetados inadvertidamente. Portanto, as complicações de pneumotórax ou danos à órgãos internos, esporadicamente encontrados na acupuntura tradicional, não acontecem na Sooji Chim (Acupuntura pela mãos).


OS PONTOS DE EFEITOS ESPECIAIS DA MÃO
FIG. A
VISTA DORSAL



1. DOR NASAL
2.CABEÇA TOTAL
3.HEMORRAGIA NASAL
4.OLHO
5.QUADRIL
6.PERNA
7.OMBRO
8.PESCOÇO

9. INSÔNIA
10.GARGANTA
11.NERVO CIÁTICO
12.COLUNA VERTEBRAL
13.FRONTE
14.PARTE SUPERIOR DA CABEÇA
15.PARTE LATERAL DA CABEÇA
16.PERÍNEO
17.OCCIPÍCIO




OS PONTOS DE EFEITOS ESPECIAIS
FIG. B


VISTA PALMAR

18.CALCANHAR
19.GRIPE
20.GASTRO INTESTINAL
21.TORNOZELO/TORAX
22.PALPITAÇÃO
23.POLIHIDROSE
24.HISTERIA

25.DOR DE DENTES
26.TOSSE
27.TORNOZELO/TORAX
28. ENURESIA
29. ÚLCERA ORAL
30.ENURESIA

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional