Meridianos

 

12 meridianos principais relacionados a órgãos e/ou glândulas, cujos nomes são associados aos órgãos e glândulas, estão aos pares e situados simetricamente de cada lado do corpo; - e mais 2 conhecidos como vasos, o vaso governador e o vaso da concepção. Apesar de existirem 59 meridianos na literatura médica chinesa, vamos ver apenas os 14 principais: pulmão, intestino grosso, estômago, baço-pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio (ou circulação-sexo), triplo aquecedor, vesícula biliar e fígado, mais o vaso governador e vaso da concepção.Existem mais de 2000 pontos ao longo dos meridianos na superfície de todo o corpo e são como os meridianos sobre a superfície da Terra, obedecendo as correntes eletromagnéticas2 e formando uma espécie de campo magnético ao redor do corpo. A energia chi entra pelas costas do corpo por um Ponto de Entrada, flui pelo meridiano, que atravessa os órgãos e termina na parte da frente do corpo. Aqui se liga ao início do meridiano seguinte em um ponto chamado de Ponto de Reunião formando um círculo contínuo de energia circulante pelo corpo. Na parte da frente do corpo existe um Ponto de Reunião para cada meridiano que carregou um órgão. A energia começa então a descer pelos braços e pernas, formando um meridiano para cada corrente energética e terminando nas pontas dos dedos e artelhos em pontos chamados Ponto Poço.Os meridianos podem ser estimulados através de vários métodos, como massagem, acupressão, percussão e acupuntura. Aliás, a acupuntura nos diz que trabalhando estes pontos localizados na superfície do corpo podemos alterar e equilibrar o funcionamento dos órgãos internos que respondem à estimulação ou sedação, conforme seja necessário.

Quando a energia vital flui sem restrições através dos meridianos, tanto a mente como o corpo físico revelam equilíbrio e harmonia. Qualquer estresse ou excesso rompe este equilíbrio. Se forem se acumulando, como é o caso na maioria das pessoas, logo esta ruptura do equilíbrio se manifesta em problemas de saúde e outros distúrbios.

Existe uma relação direta entre a qualidade das emoções e pensamentos e a saúde física. Cada meridiano (e seus órgãos) está relacionado a uma gama específica de emoções e seus respectivos pensamentos/idéias/crenças. Os órgãos desequilibrados influenciam a expressão de certos pensamentos e emoções e, por sua vez, as emoções e pensamentos afetam os órgãos formando um círculo vicioso de influência uns sobre os outros. Em Medicina Oriental sempre pensamos em movimentos circulares ou cíclicos. Por isso quase não se faz nenhuma distinção entre o corpo e a mente na elaboração uma diagnose. Mantendo esta idéia em mente, será fácil observar o importante papel das emoções e dos pensamentos na saúde ou ausência desta.A energia vital flui constantemente pelo corpo através dos 12 meridianos começando pelos pulmões, vai para o intestino grosso, estomago, baço e pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesicular biliar, terminando no fígado. Sem a circulação constante do chi a morte é imediata.

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional