Cranio puntura
Craniopuntura ou Escalpuntura é a Acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. O crânio é um micro-sistema, ou seja, temos uma representação de todo o corpo na cabeça e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos de Acupuntura no corpo. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com outras formas como cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos, moxabustão.
Estando diretamente acima do cérebro recomenda-se não usar estímulos elétricos ou estímulos magnéticos muito fortes.
A Craniopuntura chinesa desenvolveu-se por volta de 1960, baseada no conhecimento da neurologia. As áreas para inserção das agulhas correspondem, no couro cabeludo e na fronte, aos giros e sulcos do cérebro que recebem informações ou controlam determinadas partes do corpo.
Em 1973 o Dr. Toshikatsu Yamamoto apresentou num encontro da Sociedade Japonesa de Ryodoraku a Nova Craniopuntura de Yamamoto, ou Yamamoto New Scalp Acupuncture, conhecida como YNSA, que apresenta um conceito diferente da chinesa, estando os pontos localizados na região da linha de inserção dos cabelos e das têmporas, que podem ser classificados como uma representação somática do corpo.
Como um micro-sistema, com representação do corpo, não há pontos que possam causar danos a estruturas mais internas como pode ocorrer na Acupuntura sistêmica. Na Craniopuntura original há uma maior atuação sobre paralisias, no entanto as agulhas são introduzidas em maior extensão o que pode ser desconfortável.
Na YNSA as agulhas são introduzidas em menor profundidade, ao estilo japonês, com menos desconforto.
consiste na inserção de agulhas no crânio para tratar dor crônica, danos neurológicos de correntes de acidentes vasculares cerebrais, doenças degenerativas, hipertensão e até transtornos psicossomáticos.
A craniopuntura tem se mostrado eficiente em problemas emocionais. É usada com ótimos resultados em pacientes com insônia, depressão e pânico. Pacientes que utilizam este tratamento têm diminuída a necessidade de remédios.
Pessoas com sequelas neurológicas encontram alento na craniopuntura, que proporciona a recuperação de parte dos movimentos. Nos casos em que a pessoa não consegue recuperar os movimentos ao menos tem sua musculatura relaxada com o uso dessa técnica.
todo estímulo nervoso passa pelo cérebro. As agulhas inseridas em pontos da cabeça promovem o equilíbrio da pessoa.
- Elas sedam, tonificam, desbloqueiam ou fazem a energia do organismo circular. Por isso, temos conseguido destravar os movimentos de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral ou danos neurológicos quanto antes for feita a intervenção em casos de AVC, melhor para o paciente que busca a recuperação de membros afetados.


Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional