Pressionar a cabeça


Coloque a base da mão direita em sua cabeça, no ponto médio entre as orelhas. Isso cobre o ponto de acupuntura conhecido como VG20 (Baibui). Aplique pressão moderada e pressione a região lentamente com 10 movimentos circulares no sentido horário, e depois 10 no sentido anti-horário.
Na medicina chinesa o cérebro é chamado de "Reservatório da Medula"  é o ponto-chave de acupuntura que controla o fluxo de Qi pelo reservatório. Portanto, esta massagem tem um efeito benéfico sobre o cérebro. Ela também ativa a memória e previne a pressão alta.

 

                              Pressionar as têmporas

 

Posicione os polegares em suas têmporas, na distância da largura de
um polegar em relação ao canto dos olhos e ao nível da extremidade
superior das orelhas. Esta é a posição dos pontos de acupuntura extras
conhecidos como Taiyang. Pressione ambos os pontos lentamente, em
sentido horário. Repita 30 vezes. Taiyang é muito eficaz no tratamento de vários distúrbios na região da cabeça. Esta massagem ajuda a evitar dores-de- cabeça, insônia e problemas oculares, como miopia. Ela também relaxa o cérebro.

 

                          Massagear a cabeça


Curve    seus    dedos naturalmente. Com a ponta dos dedos, aplique pressão moderada e penteie sua cabeça desde a linha frontal do cabelo até o pescoço. Repita 20 vezes. Todos os canais Yang se encontram na cabeça, que é chamada de "Lugar de Convergência de todos os Yang" na medicina chinesa. Esta massagem relaxa o cérebro, ativa a memória e previne a neurose.

 

                        Deslizar sobre as sobrancelhas


Coloque a ponta dos dedos médios nas extremidades internas das
sobrancelhas. Com leve pressão, deslize-os ao longo das sobrancelhas em direção às suas extremidades externas. Repita 10 vezes.
Esta massagem simples estimula três pontos de acupuntura ao longo da sobrancelha. Ela relaxa os olhos e previne doenças oculares e dores de cabeça.

 

                                 Girar os olhos


Feche os olhos e lentamente gire os globos oculares em sentido horário três vezes e depois anti-horário mais três vezes. Repita três vezes,
abra os olhos e olhe para frente para finalizar a seqüência. Repita a série três vezes. Na medicina chinesa os olhos são chamados "Portas da Vida".
Este exercício relaxa os olhos e os mantêm em boas condições.

 

 

                                     Alisar o rosto


Friccione as mãos até aquecê-las. Coloque a palma das mãos nas laterais do nariz. Deslize-as por sobre as bochechas em direção às orelhas com um movimento homogêneo, alisando o rosto. Massageie seu rosto dessa forma 10 vezes.

Esta    massagem    leve aumenta a circulação., sangüínea no rosto, melhora a elasticidade da pele e previne rugas. CUIDADO - NÃO REALIZE ESTA MASSAGEM SE VOCÊ SOFRE DE ACNE OU
PÁPULAS.

 

 

                                Alongar o nariz


Coloque os dedos indicadores em cada lado do cavalete do nariz. Puxe para baixo as laterais do nariz em direção às narinas. Aplique pressão e velocidade moderadas e repita o movimento 20 vezes.
Esta massagem, em chinês chamada  "Alongando    a    Vida", estimula vários pontos de acupuntura inclusive o IG20 {Yingxiang}. Utilize-a para prevenir problemas respiratórios.

 

 

                                     Pinçar as orelhas


Retire seus brincos antes de iniciar esta massagem. Com os polegares e
indicadores, pince suas orelhas com pressão moderada. Comece na ponta das orelhas e trabalhe em direção aos lóbulos. Repita 10 vezes.
As orelhas alojam diversos pontos de acupuntura, os quais estão relacionados com todos os outros órgãos e partes do corpo. Por estimular toda a orelha, esta massagem beneficia a sua saúde geral. Mais especificamente, ela previne também a pressão alta.

 

 

                                     Pressionar as orelhas


Coloque a palma das mãos sobre as orelhas com os dedos apontados para a parte posterior da cabeça. Pressione firmemente as mãos e remova-as rapidamente. Ao removê-las, talvez você ouça um som como o toque de um tambor. Repita 10 vezes. Este exercício melhora sua audição e previne diversas doenças do ouvido, como o zumbido.

 

 

                                      Friccionar o pescoço


Coloque as palmas de sua mão na nuca, cobrindo os pontos de acupuntura VB20 (Fengjchi), nos dois lados da cabeça. Com as palmas, friccione para frente e para trás, por 30 vezes. A ação de friccionar pode aquecer seu pescoço. Esta massagem ajuda a prevenir resfriados.


Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional