ACUTERAPIA


Recentes descobertas no campo das terapias através dos meridianos de energia têm dado aos médicos, psicólogos e terapeutas uma coleção de técnicas revolucionárias que trazem alívio rápido e permanente dos estados emocionais negativos. Devido ao grande sucesso, muitos estão incorporando estas técnicas às suas práticas terapêuticas.

Todas estas técnicas têm sua gênese nas remotas artes de cura que nos chegaram do Oriente. Datam de mais de cinco mil anos atrás e nos apresentam um perfeito conhecimento sobre o sistema de meridianos de energia no corpo humano.

São sistemas que tratam a mente e o corpo como partes interdependentes de um todo que é o ser humano. Assim nos proporcionam um sistema de saúde equilibrado e verdadeiramente holístico.

Em meados dos anos 80, pesquisadores franceses1 provaram a existência de um sistema de meridianos e podemos hoje medir as mudanças elétricas nos pontos de acupuntura. Estes meridianos, segundo a descoberta dos pesquisadores franceses, não correspondem a nenhum sistema circulatório conhecido pela ciência, no entanto são canais físicos que atravessam os órgãos e tecidos do corpo.

Neste curso estaremos aprendendo como podemos dissolver rápida e efetivamente medos, fobias, tristeza, ansiedade, crenças e limitações negativas assimiladas por nós ao longo da vida.

“Nos últimos 20 anos aproximadamente, as limitações das terapias tradicionais conduziram a uma necessidade de renovação na área e a uma procura séria de métodos mais efetivos para conseguir realizar os objetivos do tratamento clínico”. Assim, um novo e revolucionário conceito, teoria, metodologia e tratamento de problemas psicológicos surgiu por reconhecer que o estresse e sofrimento humano vêm aumentando rapidamente e, portanto, requer intervenções mais efetivas. Assim entraram em cena as terapias novas, atualmente chamadas de Terapias Energéticas para preencher este sério vazio no armamento terapêutico.” Larry Nimms Ph.D.

 

 

Breve Histórico


As técnicas que hoje usam os meridianos de energia tiveram origem na Índia, no Ayurveda, a ciência médica mais abrangente e antiga que temos conhecimento. Seu sistema de chakras e a interligação destes com todo o corpo através dos nadis estão documentados em textos que datam mais de 5000 anos. Estes textos mostram mapas detalhados dos pontos, chamados marmas, localizados na superfície da pele e que podem ser estimulados e equilibrados através de massagens específicas.

Acredita-se que a acupuntura chinesa é uma descendente direta deste sistema indiano devido a sua similaridade. É possível que monges budistas tenham levado este conhecimento para a China. Os grandes clássicos da medicina oriental, como o I Ching, ou Livro das Mutações, e o Clássico do Imperador Amarelo Sobra a Medicina Interna, não têm mais de 3000 anos.

A Medicina Tradicional Chinesa ensina que temos um “corpo de energia” e que esta energia, chamada de chi ou ki, flui através de caminhos chamados de meridianos. Qualquer bloqueio ou interrupção nestes meridianos causa as doenças.

A Acupuntura. o Shiatsu, o Do-In, a Reflexologia, a Moxabustão e outras técnicas de cura, têm suas raízes na Medicina Tradicional Chinesa.

Foi em 1964 que um ‘quiroprático’ de Detroit, USA, Dr. G. Goodheart começou a fazer as primeiras ligações entre força muscular, órgãos, glândulas e meridianos e desenvolveu uma forma de diagnose através do teste muscular. Ao longo de vários anos ele expandiu seus conhecimentos e integrou em seu trabalho as descobertas de outros como a de Kendall and Kendall sobre teste muscular, o de Chapman e de Owen sobre reflexos neuro-linfáticos, e outros.

Em 1974, John Thie, um colega de Goodheart organiza a Faculdade Internacional de Cinestesia Aplicada e publica um manual que apresenta ao público em geral um método para que pudéssemos cuidar de nós mesmos através do sistema de energia. Em meados 1970, John Diamond, um psiquiatra estuda a Cinestesia Aplicada e começa a usar o teste muscular para fazer seus diagnósticos.

E foi em 1979 que a primeira descoberta dramática foi feita por Dr. Roger Callahan. Ele desenvolveu As Técnicas de Callahan, mais tarde chamadas de Thought Field Terapy, um sistema complexo e sofisticado de diagnose e tratamento de problemas emocionais através de uma seqüência de batidas em meridianos específicos que chamou de algoritmos. Sua contribuição mais relevante foi a descoberta e o tratamento da Inversão Psicológica. (Veremos em detalhes mais a frente no curso.)

Como é costume acontecer com os pioneiros, na época de sua descoberta, ele também foi desacreditado por todos, sua licença de trabalho ameaçada de ser suspensa pelo Conselho de Psicologia da Califórnia e também não conseguiu publicar sua descoberta porque nenhuma editora concordou. Hoje detém grande atenção de toda a mídia norte americana e ainda atrai muita crítica das forças já estabelecidas no campo da psicologia, psiquiatria e psicoterapia.

Em 1991 Dr. Larry Phillip Nims, um psicólogo clínico respeitado e internacionalmente reconhecido, autor de vários livros e pesquisador, desenvolve sua própria técnica com base nas de Callahan, combinando a técnica de bater nos pontos de acupuntura com certas instruções diretas ao subconsciente, que chamou de “Liberte-se Rapidamente!”.

Em 1995 Gary Craig, que foi aluno de Callahan, desenvolve sua própria técnica, chamada de “Técnicas de Libertação Emocional” (EFT). E em 1997, através de worshops e uma série de vídeos ele apresenta ao mundo as tais técnicas. Em 1998 Craig apresenta várias inovações em outra série de vídeos.

Ao mesmo tempo, outros foram desenvolvendo suas próprias técnicas, com base nos trabalhos de Callahan ou na acupuntura e áreas ligadas. Os que mais se destacam são: Fred Gallo – Método Para Eliminar Efeitos Negativos (NAEM) e Métodos de Diagnose e Tratamento Energético (EdxTM); Tapas Fleming – Tratamento de Acupressão Tapas; Nahoma Asha Clinton - Trabalho de Matriz; Don Elium – Terapia de Estados Integrados (iSt) e muitos outros.

 

 

Constituição Humana da Energia Eletromagnética

A energia, que podemos chamar de energia vital, bioenergia ou energia eletromagnética, é chamada de chi ou ki pela Medicina Tradicional Chinesa e de prana na medicina Ayurvédica. Ela flui pelo corpo através de canais invisíveis, mas eletronicamente mensuráveis chamados de meridianos. Estes canais formam uma intrincada e contínua rede por todo o corpo, transportando e distribuindo a energia vital.

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional