Caracteristicas Astrológicas do Signo de Capricórnio

 

Décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus.

Seu símbolo é uma cabra.

Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro.

Palavras chaves que definem o Capricorniano:
Ambicioso, Prudente , Persistente, Equilibrado, Maldoso , Cruel , Pessimista.

Elementos:
Seu Signo é do Elemento Terra: este é o Elemento da concretização, da tomada de forma, da densidade e peso. Ele dá uma estrutura concreta a todas as coisas, confere solidez e substância quando moderado. Mas é também o Elemento que prende, rigidifica e limita quando excessivo.

Nos signos do elemento Terra, a expressão da identidade assume um caráter mais reservado e contido, tornando-se funcional e pragmática.

Sol em Capricórnio: "Sou um lugar na hierarquia social".
Conhece-se através da estrutura, da ordem e da sua posição nas hierarquias sociais. É esforçado, trabalhador, sóbrio e estratega, mas a sua necessidade de reconhecimento social pode torná-lo rígido, ambicioso e "frio".

Interpretação:
Honradez, integridade e prudência. Pessimista ou desconfiada. Pensativa. Dificilmente pode ser desencorajada a prosseguir em uma tarefa que iniciou. São cheias de fé, frugais, práticas e capazes de assumir enormes responsabilidades. Graças a isto podem ser líderes culturais ou comunitárias.

 

O Signo de Capricórnio e o Amor

 

Sério, estável e profundo, o saturniano capricorniano se apresenta com um capa externa de grande frieza, reservado em sua ternura, tímido no amor. Demasiado sério para se mostrar extrovertido e confiante. Se se casa jovem, geralmente o faz com uma pessoa muito mais velha, graças à sua admiração pela experiência e a idade. Porém, quando se casa tarde, o faz já bastante entrado na idade. Juntamente com Virgem, graças à sua frieza, dão maior número de solteiros. Dada sua reserva, pode crescer com o sentimento de falta de carinho, o que desequilibra o seu caráter, quando já crescido. Muito teimoso, o qual é seu principal defeito, será esta a principal causa de desavença com o companheiro, além da sua demasiada seriedade. E reservado na maneira de amar; demonstra tão pouco seu afeto, enquanto não estiver seguro do amor de seu par, o que normalmente desalenta os pretendentes. Sumamente fiel, está longe da volubilidade de entregar-se a aventuras. Sempre misterioso e distante, pode chegar a ser possessivo, ciumento e exclusivista, sendo ademais intensamente exigente. Gosta de se rodear de intimidade e silêncio em seus amores, não se importando distanciar-se da sociedade, de tal maneira que viva intensamente com a pessoa amada.

 

O Homem Capricorniano e suas Características

 

Sério, possessivo e forte, conservador em suas manifestações, circunspecto em seus gostos, é também de forte sensualidade. É demasiado saturniano para se desvanecer em galanteios. Obstinado e teimoso, só por se opor, não admite que outro esteja com razão, ainda que no fundo saiba que está equivocado.

Disposto a se sacrificar por uma satisfação, jamais dá um passo precipitado, menos ainda no amor, onde depois de medir muito bem o terreno é que se decide a dar o passo seguinte; escolhe sua companheira de matrimônio com grande cálculo e precisão, pois olha para o futuro e o considera coisa séria; parece ser demasiado frio e calculista. No entanto tudo isso está na superfície, porque dentro de si necessita de amor, mesmo que passe a sua vida sem ele, pelo fato de nenhuma mulher amoldar-se ao seu ideal.

Sua mulher será sua posse, dar-lhe-á todas as comodidades para que não se sinta prisioneira, porém não irá querer que ela abra suas asas e escape do seu contínuo cuidado. Economizador, quererá melhorar continuamente.

Sua seriedade saturniana necessita ser dosada por uma mulher que saiba entendê-lo e tirá-lo da monotonia cerimonial que o rodeia. Tem uma demasiada tendência a ser rancoroso, dificilmente esquece e tende a estar recordando não raras vezes tais momentos desagradáveis. Porém, de todas as maneiras, mesmo que lentamente, para que sua companheira possa escapar do rol de dona-de-casa, precisa permitir que seu espôso "escape" nos seus negócios, a outros lugares. Sua mulher precisa ter paciência, e ele necessita acabar com o eu psicológico da demasiada sobriedade.

Como beijam

O homem capricorniano beija meticulosamente. Começa devagarzinho, como se quisesse tomar posse do " território desconhecido" ... Depois ele vai se aprofundando mais e mais, em busca de uma intensidade cada vez maior. É um beijo prolongado, desses que roubam o fôlego e deixam um gostinho de " quero mais".

Seus sonhos

Leva suas responsabilidades a sério. É perseverante, organizado e perfeccionista. Não tem medo dos desafios e sempre persegue seus objetivos. É um pouco calado, mas nos sonhos fica falante e conquistador. O erotismo e a sensualidade, reprimidos na vida real, também costumam aparecer.

O comportamento

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é um signo mais devotado ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno. Não que Capricórnio seja sociável como o é Libra, ou Sagitário, mas é dedicado ao social na medida em que deseja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação ou tarefa (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas) Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.

O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Como se vestem

São homens sérias, compenetradas, sóbrios e discretos. Detestam aparecer e procuram sempre estar vestidas de acordo com a ocasião. A preferência é por roupas neutras, impessoais. Gostam da segurança dos clássicos e desprezam os modismos. Não são consumistas. Ao contrário, extremamente econômicos, só compram o que realmente precisam.

Preferem peças de qualidade, duráveis, que ela conservará pra vida toda. Atentos às convenções, seguem rigorosamente o traje indicado nos convites e procuram sempre a discrição. Para esse signo, especialmente, são indicadas as cores mais discretas (cinza, preto e, como todos os signos de Terra, marrom, bege) e estilos mais clássicos que não o destacam tanto e o deixam mais a vontade com a própria timidez.

Planejam com antecedência o que vão comprar e, portanto, não gastam dinheiro à toa. Têm um forte sentido de poupança e chegam a guardar durante meses uma roupa antes de usar.

 

A Mulher Capricorniana e suas Características

 

Quando meninas, são velhas, e quando velhas, são meninas, à medida que passam os anos, vão sendo mais formosas e faceiras. Sua frieza externa se conjuga com um atrativo especial: desperta no sexo oposto o mistério do desconhecido e o gosto por descobri - lo, o amor repentino e tempestuoso não são suas características.

Com grande parsimônia, vai deixando penetrar a Eros; logo, depois de longos prelúdios,que podem desconcertar a seu companheiro. Sem embargo, quando se entrega, o faz sem dúvidas.

Meditativa e calma, dedica-se com tenacidade às tarefas que empreende, escapa definitivamente dos moldes do "comum", e se envolve no maravilhoso véu do estranho.

Exigente e severa, vive com intensidade o que propõe a si mesma, desde um pequeno trabalho a um amor; porém, não tolera o engano, pois lhe agrada entregar cegamente sua confiança a quem está segura de que lhe corresponda com sinceridade. Com o tempo vão se fazendo menos severas e mais acessíveis.

Verdadeiramente inflexível em suas coisas, chega ao ponto de ir contra tudo, mesmo sabendo que não está certa; quando a afirmação que sustenta é correta, irá levá-la ao êxito, ao contrário irá teimosamente tropeçar contra todo o tipo de sérios obstáculos; porém persistirá apesar de tudo.

A seriedade de Saturno, uma vez alcançada a base, ou bem-estar material, dá campo às suas especulações filosóficas acerca da vida, das ciências ocultas, etc.

Detalhadamente meticulosa ao cuidar de seu lar, deseja que tudo marche com normas justas, impulsiona tenazmente a seu marido e filhos à consecução do triunfo; sabe se sacrificar se isso for necessário e pretenderá sempre que todos no lar sigam fielmente suas diretrizes.

Como beijam

O homem capricorniano beija meticulosamente. Começa devagarzinho, como se quisesse tomar posse do " território desconhecido" ... Depois ele vai se aprofundando mais e mais, em busca de uma intensidade cada vez maior. É um beijo prolongado, desses que roubam o fôlego e deixam um gostinho de " quero mais".

Seus sonhos

Leva suas responsabilidades a sério. É perseverante, organizado e perfeccionista. Não tem medo dos desafios e sempre persegue seus objetivos. É um pouco calado, mas nos sonhos fica falante e conquistador. O erotismo e a sensualidade, reprimidos na vida real, também costumam aparecer.

O comportamento

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é um signo mais devotado ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno. Não que Capricórnio seja sociável como o é Libra, ou Sagitário, mas é dedicado ao social na medida em que deseja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação ou tarefa (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas) Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.

O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Como se vestem

São mulheres sérias, compenetradas, sóbrias e discretas. Detestam aparecer e procuram sempre estar vestidas de acordo com a ocasião. A preferência é por roupas neutras, impessoais. Gostam da segurança dos clássicos e desprezam os modismos. Não são consumistas. Ao contrário, extremamente econômicas, só compram o que realmente precisam.

São peças de qualidade, duráveis, que ela conservará pra vida toda. Atentas às convenções, seguem rigorosamente o traje indicado nos convites e procuram sempre a discrição. Para esse signo, especialmente, são indicadas as cores mais discretas (cinza, preto e, como todos os signos de Terra, marrom, bege) e estilos mais clássicos que não o destacam tanto e o deixam mais a vontade com a própria timidez.

Moderadas nas bijuterias e nos coloridos, mesmo as capricornianas mais jovens se vestem de maneira comportada, aparentando mais idade do que realmente têm. Planejam com antecedência o que vão comprar e, portanto, não gastam dinheiro à toa. Têm um forte sentido de poupança e chegam a guardar durante meses uma roupa antes de usar.

Um conselho da famosa Coco Chanel ilustra muito bem o estilo da mulher de Capricórnio: "imediatamente antes de sair de casa, volte, olhe no espelho e tire alguma coisa. Aí você está perfeita.


Como o Signo de Capricórnio se relaciona com os demais Signos


COM ÁRIES: difícil dupla, pois um é demasiado móvel, o outro um tanto inerte; para o ariano, Capricórnio não tem "coração no peito", é frio e calculista. Para o cabrito, o carneiro será inconstante, indisciplinado e imaturo. Se ambos se dedicarem a acabar com seus mútuos defeitos, poderão se entender.

COM TOURO: boa união, se unirem as várias qualidades; ambos amam o conforto e as várias coisas boas da vida. Touro dará o encanto de Vênus, sua sensualidade e senso artístico. Ambos amam a fidelidade e a estabilidade de um bom lar.

COM GÊMEOS:boa dupla, sobretudo se se complementarem no Centro Intelectual; Gêmeos dará um pouco de ação e brilho mercuriano ao circunspecto cabrito.

COM CÂNCER: temos aqui a já famosa ação dos opostos complementares; é melhor dar tempo ao tempo para algo se concretizar: o mistério romântico do caranguejo e o mistério severo do cabrito se harmonizarão maravilhosamente.

COM LEÃO: difícil união; o fogoso leão é demasiadamente apaixonado e inquieto; poderá sentir-se esquecido e não poderá dar evasão ao seu ego dominador e monopolizador. O amor transbordante e passional não se une ao amor firme e sensual.

COM VIRGEM: será uma boa união se Virgem renunciar aos seus defeitos característicos, isso para que o cabrito o possa entender: Capricórnio não aceita situações inseguras, novelescas e estranha..

COM LIBRA:já aqui é o cabrito que necessita eliminar, ou aniquilar, (no mínimo) parte de seu ego animal, no que concerne à demasiada seriedade sentimental, pois a balança é delicadamente venusiana, como que para equilibrar a falta do delicioso sentimentalismo dos enamorados.

COM ESCORPIÃO: podem se harmonizar muito bem se cada um tira do que tem e põe no que falta (em relação ao seu ego). Ambos são firmes, ambiciosos, tenazes, disciplinados e decididos a triunfar.

COM SAGITÁRIO: boa dupla; Sagitário dará mobilidade ao estático Capricórnio e este, por sua vez, dará ao arqueiro a solidez que se requer.

COM CAPRICÓRNIO: são muito estáticos; ambos necessitam se propor a sair do tédio e da frieza que impõe Saturno, para não morrerem de aborrecimento; lograrão o triunfo no futuro.

COM AQUÁRIO: é difícil, pois o aguador resultará demasiado sonhador e projetado ao quase irrealizável, o que o cabrito não poderá suportar, pela insegurança que tanta mobilidade aquariana lhe proporciona.

COM PEIXES: podem se harmonizar; porém, Capricórnio precisa dar mais afeto e consideração, para não ferir ao susceptível peixinho. Peixes pode chegar a admirar a tenacidade do cabrito e lhe dar um pouco mais de mobilidade; se lograrem a harmonia se transformarão em uma boa união.

 

A Dieta Ideal para o Capricorniano emagrecer com Saúde


Rege os joelhos, as articulações, a pele, os cabelos e os dentes. Sua dieta é muito simples, mas trará grandes benefícios. Se tiverem o hábito de comer sempre as mesmas coisas, é importante variar a alimentação introduzindo maior variedade de legumes e algumas ervas que dão sabor e também fornecem as vitaminas e minerais necessários.

Evitar bebidas geladas antes e durante as refeições.

O aneto, o aipo, a erva-doce, a alface, a cevada, o broto de alfafa, o alecrim e o coentro são apenas algumas sugestões de alimentos associados a Capricórnio. Além disso, é importante a ingestão de produtos que concentrem grande quantidade de cálcio, como queijo, leite, araruta e couve.

Seja prudente, consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer decisão com respeito à sua saúde.

Sua planta medicinal

O signo tem direta influência sobre os ossos. Sua planta mais referida é o azevinho ( Ilex aquifolium) que tem propriedades de combate ao reumatismo, a artrite e ação diurética. Em infusão de suas folhas frescas, deve ser tomado em cinco doses diárias. Menciona-se também a infusão de salsaparilha, um ótimo diurético.

 

Como agradar um Capricorniano com presentes


Você quer agradar um capricorniano?

Então escolha o presente ideal para o Signo de Capricórnio

Tema: Artigos que sugiram objetividade e respeitabilidade. Este signo faz questão coisas sóbrias e de bom-nível.

Sugestões de presentes: Jeans, porta-cheque, porta-níquel, kit para barbear, chaveiro, relógio, calculadora, pasta, arquivo, agenda ou uma caneta diferente.

Moda: Uma roupa básica, simples e do tipo séria, não tem como não agradar. Afinal este signo precisa manter o seu ar comportado e responsável.

Como presentear: Evite excitações, arroubos, seja discreto.

Seus sonhos

Leva suas responsabilidades a sério. É perseverante, organizado e perfeccionista. Não tem medo dos desafios e sempre persegue seus objetivos. É um pouco calado, mas nos sonhos fica falante e conquistador. O erotismo e a sensualidade, reprimidos na vida real, também costumam aparecer.

 

A Casa e as Férias ideais para o Signo de Capricórnio


A casa

Algo em comum com o pessoal de Capricórnio. Muitas vezes circunspectos e de aparência conservadora, também curtem o que conquistaram. Suas casas são geralmente de sólida construção e são muito ligados à família, ao lar e à casa propriamente dita.

Não são muito chegados a visitas, pois preferem o sossego. Qualquer lugar para eles estará bom, desde que possam interiormente se orgulhar do que o trabalho lhes pôde proporcionar.

O pessoal de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) prefere sobriedade e elegância.

Seus principais valores são o conforto, a praticidade e a durabilidade. Com essas qualidades em mente, escolhem seus móveis e decoram seus espaços. As salas, geralmente têm cores que lembram a natureza, como verde, marrom ou ocre.

Apreciam os móveis rústicos de madeira nobre e espalham plantas por toda casa. Normalmente, a distribuição dos móveis pelo ambiente é aconchegante e harmoniosa..

As férias

Programação. Antecedência. Planejamento. É assim que começam as férias de Capricórnio, este signo que detesta o imprevisto e o amadorismo. Só tem duas coisas que ele odeia mais do que isto; gastar dinheiro à toa (pagar pelo que não vale) e desperdiçar tempo. Tudo é reservado bem antes e suas férias são levadas a sério, como tudo que o capricorniano faz. Portanto, "tem que dar certo".

A montanha - essa é a indicação ideal. Petrópolis, Campos de Jordão, Gramado, Canela (o Caracol é o ponto mais alto de queda d'água no Brasil).

Subir os Andes ou alcançar o Himalaia. Bariloche, na Argentina, Oruna, no Chile que é uma cidadezinha tipicamente suíça com lagos e montanhas escarpadas.

Deve preferir lugares silenciosos e reservados - as regiões de fazendas naturais e pousadas rústicas, o paraíso perfeito para seu seríssimo estado de espírito.

Nada de grandes concentrações humanas, onde todo mundo parece íntimo e troca confidências - esse tipo de pessoas costuma julgar pelas aparências e dar muita importância à futilidades e superficialidades, coisas que Capricórnio detesta. Nem pensar também em lugares, como clubes, que são frequentados por famílias inteiras - papai, mamãe e seus comportados filhinhos que incomodam profundamente e levam a exasperação o circunspecto capricorniano.

Também deve evitar ambientes muito barulhentos, onde não existe espaço para ficar só. Ou onde há vida noturna intensa (pra quê?). E, principalmente, lugares onde se cobra indevidamente pelo que prometem e não oferecem.

No exterior, visitar Londres. Lá tudo funciona perfeita e pontualmente como este signo tanto aprecia.

 

Defeitos do capricorniano


Os principais defeitos que devem ser especialmente eliminados, pelos nativos de capricórnio são:

  • Timidez, natureza dominadora;
  • são zelosos e perspicazes, de tal maneira que servem para detetives;
  • não esquecem as ofensas;
  • fracassam ante os obstáculos;
  • desistem quando não podem impor sua vontade;
  • melancolia e tristeza;
  • pessimismo;
  • irritação;
  • são dados a desistências.

 

 

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional