Painço - o cereal não é só comida de pássaro

Você já deve conhecer o painço como comida para pássaros. Contudo, o cereal é utilizado desse modo devido somente a uma questão cultural. Populações da Ásia e África consomem o alimento há milênios.
O painço é um ótimo aliado para o organismo, já que possui nutrientes que melhoram o funcionamento intestinal, cuidam da saúde dos ossos e reduzem os níveis de gordura no sangue.

Fonte de fibras
O alimento possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis, que são fundamentais para a digestão. As fibras proporcionam sensação de saciedade, evitando que se coma mais do que o necessário. Assim, por consequência, mantêm o peso controlado.
Em reportagem da revista Vida Natural, o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz, de São Paulo, afirmou que a riqueza de fibras pode interferir positivamente no controle da absorção de gorduras, equilibrando os níveis de triglicérides e colesterol.
Mas lembre-se: o consumo de fibras deve ser associado a alta ingestão de água para prevenir o aparecimento de cálculos renais ou o desconforto dos gases.

Mais alegria
Por ser fonte de triptofano - substância associada à produção da serotonina -, o painço pode favorecer a sensação de felicidade e bem-estar.
De acordo com a Vida Natural, "o painço ainda é fonde de minerais , como o manganês, o magnésio e o fósforo, essenciais para a manutenção e a saúde dos ossos e tecidos do corpo."
O cereal pode auxiliar também na prevenção do diabete e das doeças cardiovasculares, já que melhora o aproveitamento da glicose e ajuda a reduzir a pressão arterial.

Existem apenas 120 calorias em cada 100 gramas do painço. O cereal pode ser refogado com alho, limão, azeite balsâmico, cúrcuma e sal. Do mesmo modo, pode ser consumido juntamente com saladas ou arroz. 

Fonte: Kodilar Alimentos e revista Vida Natural

Miriam Pipari

E-mail: infoholistico@gmail.com

Whatsapp: 71 8166-6996

Formada em Naturopatia, pela Universidade Internacional de Ensino Livre, Terapeuta Holístico, Pelo Instituto Escola em Terapia Holistica, e Holoterapeuta e Cromoterapeuta pelo Instituto Antonio Vieira.

Profissão Cromoterapeuta, Auriculoterpeuta, Técnicas em Medicina Orientais, Técnica de Psicoterapia, Mestre em Reike, e Personal-trainer de Pilates.

Espaço de Medicina Holística Alternativa, fica situado em Salvador

 

Registro CRTH 0451

Abrath Nacional